ASSOCIAÇÃO > HISTÓRICO



ASSOCIAÇÃO MASTERS PARANÁ
foi fundada em 2 de julho de 1990, quando foi eleita a sua primeira diretoria, assim composta:
Hélio Viana  - Presidente
Antônio Carlos de Paula Soares (Barney) - Secretário
Thomas Ogrizek - Tesoureiro
Kátia Weigang - Dir. Social

O grande trabalho da diretoria, pioneira e fundadora, consistiu, não só na organização inicial da Associação e na sua estruturação como pessoa jurídica, mas, principalmente, em lançar os primeiros passos e imprimir a tônica da amizade, do companheirismo e da participação nas competições do Master.

A primeira gestão encerrou-se no dia 3 de julho de 1991, quando foi eleita nova diretoria, presidida por Rogério Castro Bahr, cuja administração terminou no dia 25 de abril de 1992. Elegeu-se, então, a terceira diretoria, ficando a presidência confiada, desta feita, a Márcia Beatriz de Rezende, que conduziu os destinos da Associação até meados de 1993.

A partir de então, as competições do Master passaram a ser agendadas e organizadas pela própria Federação dos Desportos Aquáticos do Paraná. Como conseqüência, a Associação, esvaziada quanto às suas finalidades, permaneceu em repouso, até o ano de 1999, quando voltou-se a discutir sobre a conveniência de vir a assumir, novamente, a organização das competições do Master.

Assim, convocada toda a comunidade dos nadadores masters, decidiu-se que a Associação retomaria o seu papel original de agendar e coordenar as atividades relacionadas com a natação, que envolvessem os Masters do Paraná. A organização e a execução dessa segunda fase que se iniciava foi confiada à diretoria eleita no dia 29 de maio de 1999, agora, para uma gestão de 2 anos. Essa diretoria, cujo mandato findou-se em maio do ano 2001, esteve assim composta:

Presidente: Morel Wittig Bueno
Secretário:   Zuudi Sakakihara
Tesoureiro:    Paulo Henrique Demchuck
Dir. Social:       Regina Maria Schalkoski de Avila

Conselho Fiscal:
Eraldo M. Graeml

Milton Ideriha
Paulo Hipólito Oliveira
Hélio Viana
Walter Correia Jr.

Suplentes:
Floriano Yabe
Roseli F. Silva
Mário M. Macedo
Hélio Ideriha
Glauco Alves da Silva

:: Destaques

Merecem destaque todas as diretorias que até hoje comandaram a Associação, pela excelência do trabalho realizado, com desprendimento e sacrifício pessoal, que resultaram no sucesso dos eventos e na satisfação de todos os atletas. Cada um dos nadadores merece, também, uma especial referência, porque, pela sua participação muito contribuiu para fazer de cada competição uma confraternização festiva entre as pessoas de todas as escolas e de todo o Estado, tornando realidade o principal ideal do Master.

Todavia, sem desmerecer nenhum dos que compõem o Masters do Paraná, deve ser dado um especial destaque à atuação da primeira diretoria, comandada pelo amigo e companheiro Hélio Viana, que soube encaminhar os primeiros passos da Associação recém-criada e, ao mesmo tempo, realizar os eventos mais marcantes da vida da Associação, no cenário regional e nacional.

Finalmente, o Masters do Paraná tem a sua história indissoluvelmente ligada à figura de uma pessoa que foi o seu idealizador, seu grande incentivador e, ainda hoje, incondicional colaborador, sem o qual muitos dos eventos não poderiam ter sido realizados. Presença assídua, amiga e alegre em todas as competições, Célio Amaral é personalidade que não precisa ser destacada, pois destaca-se por si e pela sua atuação incansável e decisiva no desenvolvimento da natação master no Paraná. A natação master muito deve a Célio Amaral.

A todas essas pessoas, a Associação Masters Paraná rende homenagens e expressa a sua gratidão.

Seja Bem Vindo